VÍDEO: 'Bola de fogo' vista cruzando o céu de cidades do TO chama atenção de moradores
15/05/2025
(Foto: Reprodução) Imagem foi vista em diversos pontos do país, na noite desta quarta-feira (14). Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), a “bola de fogo” seria parte do foguete Falcon 9, da SpaceX. Moradores registram 'bola de fogo' cruzando céu de cidades do Tocantins
Moradores da cidade de Talismã, região sul do estado, registraram imagens impressionantes e que chamaram a atenção da população no início da noite desta quarta-feira (14). Nos vídeos é possível ver a “bola de fogo” passando pelo céu, iluminando o período noturno da região (Vídeo acima).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O fenômeno foi visto por volta das 18h30 em vários municípios do Tocantins e em outros estados do país. Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), a “bola de fogo” seria parte do foguete Falcon 9, da SpaceX.
Em um dos vídeos divulgados, um casal fica surpreso com a aparição da “bola de fogo” e chega a pensar que era uma estrela cadente.
“Estava indo para casa do meu sobrinho com o marido de moto, quando meu esposo disse: ‘Olha, olha para o céu’. Quando vi falei para ele parar a moto para descermos, então vimos aquela bola muito diferente do que costumávamos ver com um rastro de fumaça. No início pensamos que fosse uma estrela candente até chegamos a fazer um pedido”, disse a moradora Lucilene Batista do Amaral.
Ainda segundo Lucilene, a “bola de fogo” demorou mais de um minuto para desaparecer no céu. “Ela [fenômeno] vinha com um rastro de fumaça atrás e estava demorando muito para passar, e de vez enquanto a bola aumentava o fogo e diminuía, mas não perdia a velocidade, conseguindo ver de perto”.
A "bola de fogo" foi vista em diversos pontos do país
Arquivo Pessoal/ Reprodução
LEIA MAIS:
Professor preso por dar suposto 'chá' com sêmen para alunas deve responder por violação sexual mediante fraude
Praça dos Girassóis terá shows de Bruno e Limão com Mel em programação da Agrotins nesta quinta-feira (15)
Segundo o professor do curso de tecnologia em agroindústria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Márcio dos Santos Teixeira Pinto, a bola de fogo vista cruzando se trata de lixo espacial que pode ter saído de órbita.
“Muito provavelmente lixo espacial, um satélite fora de órbita. Hoje temos milhares de satélites em órbita. Eventualmente alguns perdem a sua função”.
Objeto é parte de foguete lançado em 2014
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), a “bola de fogo” seria parte do foguete Falcon 9, da SpaceX.
De acordo com Bramon, o estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8. O satélite de comunicações geoestacionário foi destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico.
Após cumprir a missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira.
Ainda segundo a Rede Brasileira de Observação, as imagens capturadas indicam que o foguete foi inicialmente percebido em Brasília (DF) por volta das 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia (BA) às 18h28.
Durante um intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.